domingo, 11 de outubro de 2009

De Macapa a Caiena

Transporte das motos nas catraias do Oiapoque para Guiana.. tudo para fugir dos 200 Euros da balsa e do seguro... depois de muita suera deu certo!
Americo, Daniel e Boni em frente ao monumento no Oiapoque

Cid, Daniel e Boni onde comeca o Brasil

Salve galera!!!!!
Depois de tres dias de muita ansiedade e adrenalina, estamos de volta.

PREPARATIVOS

Chegamos a Macapa, Capital do Amapa, as quatro horas da manha de sexta feira, fomos para o hotel tentar dormir e como nao conseguiamos controlar tamanha ansiedade, mal amanheceu pulamos da cama para pegar as motos na Bertolini e comecar os preparativos...Adesivos, regulagens, baus, etc...Isto nos levou o dia todo e parte da noite, entao fomos dormir com hora marcada para sair, quatro horas da manha era o toque de despertar...

PRIMEIRO DIA DE ESTRADA

Colocamos o equipamento e depois dos discursos sobre a importancia de estarmos unidos, e uma oraçao para pedir a Deus que nos acompanhasse, finalmente partimos para a tao sonhada viagem da "ultima fronteira" rumo ao extremo norte do Brasil, foram 585 km desde Macapa ate Oiapoque em boa estrada, apesar de 190 km de estrada de terra e tres motos sem gasolina por excesso de adrenalina e aceleleraçao dos pilotos. Tudo normal, nada de apavorar...
Chegamos a Oiapoque no meio da tarde e fomos em busca das informaçoes sobre a travessia para a Guiana Francesa. as informaçoes eram diversas, e como o tempo estava passando, optamos por fazer a travessia de "Catraia" (pequeno barco de aluminio) em um povoado (vila Vitoria) que fica bem em frente de Saint Jorge De L'Oiapoque... Foi uma tragedia!!!!! tinha que atravessar uma moto por vez com um trabalho danado o que exigia muito esforço para colocar e equilibrar as mesmas na Catraia, inclusive dois pilotos acabaram caindo no rio Oiapoque durante a travessia com quase todos os documentos, a sorte foi que eu tinha pego os passaportes e mais alguns documentos de todos para fazer a imigraçao, pois nao haveria muito tempo, ja que todos estavam envolvidos com a travessia das motos e este estava passando, foi o que salvou os documentos do Daniel e do Leonardo quando cairam no rio para salvar as motos do mesmo fim, (o que seria bem pior, hehe), mas no final deu tudo certo e apos um lanche para nos recompormos e uma pequena reuniao para os detalhes e decisao sobre a continuaçao da viagem a noite, depois de decidido partimos para Caiena em comboio as nove horas da noite, em estrada de asfalto muuuuuiiito sinuosa e com bastante neblina. Passamos na barreira policial (120km apos) para conferencia dos papeis com agentes muito educados e gentis que ficaram mais curiosos com a nossa aventura do que com a papelada. Fizemos o percurso de 180km em 2:40h, chegamos a Caiena quase meia noite e, pasmem!!! Por causa de um evento turistico na cidade, nao havia hotel disponivel, mas graças ao conhecimento e indicaçao do amigo Jorge Recio, de Macapa, que nos deu o fone de outro amigo de Caiena, ligamos meia noite para seu indicado, Tadeu, que apareceu com outro amigo, Jean Claude, os quais fizeram muito mais do que esperavamos para nos acomodar, inclusive o Tadeu demonstrando insuperavel preteza, nos cedeu uma de suas acomodaçoes (um laboratorio protetico ) com grande esforço para nos atender e deixar a vontade, o que prova sempre o valor inestimavel da amizade e solidariedade das pessoas. Apos os agradecimentos, cerca de 03h da madrugada pudemos finalmente ter o merecido descanço dos guerreiros.