quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Monte Roraima: De encher os olhos...

...a exuberância do Monte Roraima...

No penúltimo dia resolvi me separar do grupo no retorno ao Brasil... Queria chegar o mais próximo possível ao Monte Roraima. O Monte fica situado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, sendo que o único acesso conhecido é feito pelo lado da Venezuela. No Brasil, existe uma pequeno aldeia indígena, dentro da recém criada reserva Raposa Serra do Sol, mas o acesso é restrito aos índios e amigos dos índios e feito somente de avião.

Portanto, o acesso para os pobres contribuintes brasileiros como você e eu tem mesmo que ser feito via Venezuela.

A estrada da Gran Sabana - que liga o Brasil ao Caribe - passa a cerca de 60km do Monte. Chegando a um vilarejo chamado San Francisco de Yuirani pega-se um pequeno ramal de aproximadamente 30km até uma tribo indígena chamada Paraitepuy de Roraima. É o último local habitado antes do Monte... mesmo assim ainda estamos a 30km da face oeste do monte.

Rezava a lenda que existia uma subida de 3 horas.. onde se percorria parte do topo e uma descida também de 3 horas, ou seja, poderímaos conhecer parte do Monte em um dia... Pura lenda, esqueça isso. Para chegar ao cume, são necessários 3 dias.. com dois acampamentos no percurso... Apenas no final do terceiro dia se chega ao topo. Para chegar em um dia só de helicóptero...

Como possuía somente um dia inteiro livre, o máximo que chegaria é até o local do primeiro acampamento. Conheci um velho índio, Otílio que me levaria até lá... Mas resolvi tirar o dia para conhecer a aldeia indígena e deixar para ir no Monte numa próxima oportunidade. E que seja em breve!!

Abaixo seguem as fotos da visita a Paratepuy de Roraima:
A aldeia de Paratepuy (ultimo local habitado) fica ainda a 2 dias de caminhada da base do Monte.
Lindo não é? Esse é um dos típicos lugares que uma XTZ-zinha 2005 de R$1500 pode levar você sem problemas...

Um comentário:

  1. Show de bola Fabio!!!!
    estou colocando as fotos e o ultimo dia da aventura.
    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir